Certa vez um cliente me pediu que uma determinada página do site tivesse sua indexação bloqueada. Assim foi necessário incluir noindex e nofollow.
É sabido que esse bloqueino não impede o acesso ao conteúdo, trata-se apenas de uma orientação para os mecanismos de busca (também conhecidos como crawlers) que você enquanto autor do conteúdo não deseja que ele seja indexado.
Como boa parte do tráfego da internet ainda é oriundo de busca, é quase como deixar o conteúdo escondido, contudo, quem tiver o acesso direto (conhecer a url) ainda poderá acessar a página.
Como incluir NoIndex NoFollow em uma página ou post específico?
Existem diversas formas de se fazer isso, seja criando uma condicional php no seu tema ou instalando um plugin específico. Se você assim como eu gosta de praticidade eu recomendo o Yoast SEO.
Além de recursos básicos para ajudar no cadastro de metadados de conteúdo ele também oferece a opção de alterar rapidamente as configurações de rastreamento para os crawlers, sendo um importante aliado para o SEO do seu site, tal qual a acessibilidade.
Mas onde eu altero isso?
Ao instalar o Plugin no site você passa a ver uma MetaBox na parte inferior da página de edição do conteúdo (Seja Post, Página ou um Custom Post Type).
Mas para que incluir noindex?
Use esse recurso apenas caso você realmente precise bloquear a indexação da página. Isso pode ser útil caso você queira deixar um conteúdo para acesso público (sem deixar em modo privado ou com senha – ambos recursos nativos do WordPress) mas não quer que isso seja rastreado. Na prática isso irá zerar o seu tráfego orgânico, então tenha isso em mente.